Hemocentro de Santa Maria precisa de doações dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-; instituição abrirá neste sábado e outras notícias

Bom dia! Confira as principais notícias para começar a sexta-feira bem informado:


Hemocentro de Santa Maria precisa de doações dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-; instituição abrirá neste sábado

O Hemocentro Regional de Santa Maria (HemoSM) precisa de doações dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-. Para aumentar os estoques, a instituição deve abrir sábado (24), das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Essa é a primeira ação em final de semana realizada pelo Hemocentro em 2026. Para participar, é necessário realizar o agendamento pelo site da Secretaria Estadual da Saúde. Entre os critérios para ser um doador, estão ter entre 16 e 69 anos, ter dormido pelo menos 6 horas, estar bem alimentado (sem comidas gordurosas), pesar no mínimo 50kg e apresentar documento com foto no local. Confira os impeditivos temporários e definitivos.


Programa estadual prevê construção de 60 casas e atendimento integrado para população em situação de rua em Santa Maria

Sair das ruas exige mais do que acolhimento. Exige moradia, acompanhamento e tempo para reconstruir a vida. É com essa proposta que Santa Maria deverá receber a iniciativa chamada de Cidade Recomeço, projeto do Programa RS Social Recomeço que prevê a construção de 60 casas para abrigar até 240 pessoas em situação de rua. O município está entre os quatro do Rio Grande do Sul selecionados para participar do programa após um mapeamento estadual que identificou, ainda em 2023, as cidades com maior número de pessoas em situação de rua. Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas também foram contempladas. Saiba mais.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Convênio garante R$ 10 milhões para revitalização do Clube dos Ferroviários em Santa Maria

Foi assinado, na tarde desta quinta-feira (22), o Termo de Convênio para a execução do projeto de requalificação da Antiga Associação dos Empregados da Viação Férrea, popularmente conhecido como Clube dos Ferroviários. O ato ocorreu em Porto Alegre, na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com a presença do prefeito Rodrigo Decimo (PSD). O município receberá R$ 10 milhões do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados do MP. O valor foi confirmado em setembro de 2025 e será usado para a revitalização do patrimônio histórico. A partir de agora, a prefeitura deve deflagrar o processo de contratação de empresa para executar a obra em 45 dias. Confira os detalhes.


VÍDEO: "O crescimento dos feminicídios é reflexo trágico de uma sociedade que falha em proteger a vida das mulheres", diz presidente da Comissão da Mulher da OAB Santa Maria

Os altos índices de feminicídio registrados no Rio Grande do Sul refletem uma falha estrutural na proteção das mulheres e exigem respostas urgentes do poder público e da sociedade. A avaliação é da advogada Tâmara Camargo da Silva. Ela preside a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Maria. Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, na Rádio CDN 93.5 FM na manhã desta quinta-feira (22), Tâmara disse que o aumento dos casos é consequência de uma cultura que ainda não consegue garantir segurança, dignidade e igualdade às mulheres. Confira o vídeo.

UFSM oficializa Dia de Memória às Vítimas do Incêndio da Boate Kiss

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oficializou a inclusão do dia 27 de janeiro como Dia de Memória às Vítimas do Incêndio da Boate Kiss em seu calendário institucional. A medida foi publicada por meio de portaria normativa nesta quarta-feira (21) e estabelece a data como um marco anual de reflexão, solidariedade e preservação da memória coletiva. O incêndio, ocorrido em 2013, completa 13 anos em 2026 e deixou 242 vítimas fatais e mais de 600 pessoas feridas. Na tragédia da Kiss, pelo menos 116 alunos da UFSM estavam entre as 242 vítimas. Leia mais.


VÍDEO: Autor de um dos gols do acesso do Inter-SM ao Gauchão sofre lesão grave no futebol goiano

O ex-jogador do Inter-SM Alan Bald sofreu uma lesão grave durante a partida entre Abecat Ouvidorense e Crac, válida pelo Campeonato Goiano, disputada em Catalão, no interior de Goiás. O lance ocorreu no segundo tempo do confronto, quando o atleta se lesionou sozinho e precisou deixar o campo de ambulância. Alan Bald atuava pelo Inter-SM na temporada passada, quando era lateral-esquerdo, e entrou para a história recente do clube ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Veranópolis, em agosto de 2025, pela semifinal da Divisão de Acesso. O resultado garantiu o retorno do Alvirrubro de Santa Maria à elite do futebol gaúcho após 14 anos. Confira o vídeo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Presidente do STF defende atuação de  Dias Toffoli no caso do Banco Master Anterior

Presidente do STF defende atuação de Dias Toffoli no caso do Banco Master

Entre retomada da soja e incertezas no arroz, safra de verão na Região Central depende do clima nos próximos meses Próximo

Entre retomada da soja e incertezas no arroz, safra de verão na Região Central depende do clima nos próximos meses

Geral